Ambiental

Início / Sustentabilidade

Promover ações de cuidado e conscientização dos colaboradores com o meio ambiente, para além de cumprimento de requisitos legais é uma característica da CIMCOP.

Sendo a Sustentabilidade um objetivo estratégico da organização, a CIMCOP busca integrar as melhores práticas desenvolvidas em todas as unidades de negócios, reforçando a cultura e compromisso da empresa e dos seus colaboradores com o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Para consolidar essas práticas no âmbito do pilar ambiental, a CIMCOP possui o Programa de Responsabilidade Ambiental, detalhando através de políticas, instruções, monitoramentos, indicadores e outros, suas ações. Veja abaixo, algumas de nossas iniciativas.

Sobre o pilar ambiental, seguimos avançando em ações e intensificando práticas que visam manter os recursos naturais e preservar o meio ambiente, indo além do que a legislação determina, sempre com foco em refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.

Reforçamos os compromissos de governança em nosso Planejamento Estratégico e em nosso Código de Conduta, a partir do desenvolvimento do Programa de Compliance.

Contudo, muito além de uma pauta ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) ou ASG (Ambiental, Social e Governança, em português), a organização congrega e busca influenciar todas as suas partes interessadas para que compreendam e sigam juntos no único caminho possível, o da mudança de comportamento, através da adoção de atitudes reais que consigam ajudar a reduzir o uso desenfreado dos recursos.

Nossa responsabilidade hoje determinará o futuro próximo e a forma de vida de nossos filhos e netos.

O plantio de espécies vegetais visa valorizar a fauna e flora das regiões onde atuamos. Os canteiros de obras da CIMCOP contam com o plantio de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais e medicinais nos espaços coletivos de convivência.

Pomar comunitário e plantio e doação de mudas para a comunidade

Pomar comunitário e plantio e doação de mudas para a comunidade

Pequenas ações contribuem para a busca da estabilidade climática, melhoria da qualidade do ar e equilíbrio ecológico, impactando também na saúde física e mental do coletivo. Acreditamos que humanizar o ambiente de trabalho, sem dúvidas, é o maior benefício advindo desse projeto.

Esse projeto conta com ações que envolvem:
– Inserção de Viveiro Nativo em área de Canteiro de Obras;
– Criação de pomar Comunitário, que desenvolve a interação entre colaboradores, comunidade e cliente;
– Doações e plantios de mudas;
– Conscientização dos colaboradores;
– Interação entre Instituição e Comunidades Vizinhas.

A CIMCOP atua fortemente na conscientização de seus colaboradores sobre o uso responsável dos recursos naturais.

Palestras e conscientizações

SER ecologicamente correto, ou seja, não esgotar os recursos naturais e nem agredir o meio ambiente, buscando um equilíbrio entre o que retiramos e o que oferecemos em troca é o nosso objetivo.

Palestras e conscientizações

A geração de resíduos é inevitável e se configura em um risco crítico de meio ambiente inerente às atividades executadas por todas as organizações, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias para o controle preventivo e mitigação dos impactos ambientais.

Reduzir o consumo de recursos naturais e consequente geração de resíduos é uma temática constantemente trabalhada junto aos colaboradores da CIMCOP, assim como a aderência à coletiva seletiva de forma a viabilizar o processo de reciclagem.

Ao aplicar a política nacional de resíduos sólidos, através dos princípios dos 3R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a CIMCOP busca desenvolver o olhar crítico quanto a possibilidade de inovar e fazer mais, através da confecção de placas de conscientização ambiental, jardins verticais e móveis a partir da reutilização de madeira.

O resíduo manta bidin geotêxtil é transformado em matéria prima para a confecção de vasos de plantas, novamente permeando o conceito de reutilização. Já os tambores metálicos de 200 Litros são destinados para a fabricação de assentos, associados também ao resíduo madeira, tornando nossos canteiros de obras mais alegres, bonitos e sustentáveis.